sexta-feira, 1 de maio de 2009

O execesso de gastos com publicidade

A publicidade tem se tornado cada vez mais uma das principais fontes de gastos das grandes empresas, principalmente aquelas que comercializam o produto final. Sendo assim, o preço dos produtos é acrescido de custo de publicidade, portanto, consumidores são responsáveis diretos pelos lucros exorbitantes de canais de televisão e outros meios de comunicação que recebem valores altíssimos em propagandas principalmente nos horários de maior audiência. Algumas empresas têm gastos com publicidade superiores aos gastos com a mão-de-obra usada para fabricação dos produtos comercializados.

Os enormes montantes arrecadados com publicidade faz das empresas de comunicação reféns de seus principais anunciantes bloqueando, com isso, possíveis denúncias de atos ilegais cometidos por estes patrocinadores.
Outro grande problema proveniente de gastos com propagandas vem do setor público que cada vez mais tem elevado os gastos com publicidade. O governo do estado do Pará tem como objetivo gastar entre 2009 e 2011, mais de R$ 207 milhões com publicidade, cerca de R$ 70 milhões anuais. Esse valor é superior ao que pretende gastar outros estados com nível de desenvolvimento social e renda muito superiores ao do estado do Pará.

Outro estado que tem gerado polêmica com os altos gastos em publicidade é o estado de São Paulo. Pois, tem a disposição R$ 313 milhões para o setor de comunicação social no ano que antecede a eleição para presidente; esse montante equivale a quase o dobro dos R$ 166 milhões gastos em 2008. O valor que será gasto apenas em 2009, seria suficiente para construir 156 escolas públicas.

Concluo, logo, que os gastos com publicidade têm elevado substancialmente o custo de vida da população. Talvez, algum dia possa ser aplicado limites para publicidade e haver fiscalização de órgãos que regulamentam a concorrência, como o CADE (Conselho Administrativo de Desenvolvimento Econômico) para que o percentual de publicidade na composição do preço não seja muito elevado.

Fontes:www.brasildefato.com.br/blogdoespacoaberto.blogspot.com

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